Mais vistos
Letras nas placas de seu veículo. O que elas significam? | Clique Automotivo

Sobre rodas

Letras nas placas de seu veículo. O que elas significam?

Outubro 2011


diminuir letraaumentar letra
placa cinza

A combinação alfanumérica (letras e números) depende de onde o carro é emplacado. Cada estado tem uma cota de combinações.

O Paraná, por exemplo, tem suas placas iniciadas com AAA, pois foi o primeiro a adotar a combinação atual (com 3 letras, quatro números e fundo cinza), que substituiu a combinação antiga (com 2 números e 4 letras e fundo amarelo), adotada entre 1969 e 1990.

Depois do Paraná, foi a vez de São Paulo, que iniciou a combinação BBB. No Maranhão, a primeira cota de combinações adotada iniciou-se entre HOL 0001.

A combinação alfanumérica dada a um veículo não pode ser transferida a outro, ser substituída (com exceções, como por exemplo, se um veículo for clonado), nem é permitido o reaproveitamento da combinação por outro veículo, mesmo após o sucateamento.

O acréscimo de mais uma letra nas placas possibilitou a criação de um cadastro nacional unificado de veículos, aumentando a quantidade máxima de combinações de 6.759.324 para 175.742.424 (26 X 26 X 26 X 9.999), visto que o número 0000 não é usado.

placa amarela
Modelo de placa até 1990


Caso você queira personalizar sua placa, há a possibilidade de escolher uma combinação de letras e números pagando uma taxa. Esse serviço está disponível no Detran do Rio Grande do Norte.

O escolha da sequência da placa pode ser feita no próprio site do Detran - RN, o sistema possibilita a escolha objetiva da placa do veículo, dentro das possibilidades existentes no cadastro do DETRAN. É possível apenas para o 1° Registro emplacamento do veículo, custo: R$ 30,00.

 

Veja também:

Por que nem todo carro antigo pode ter placa preta?

Por que o símbolo da Ferrari é um cavalo? Descubra os segredos dos logotipos das grandes montadoras.

 




© 2011 - 2014, cliqueautomotivo.com.br
Todas as marcas que aparecem neste site pertencem a seus respectivos proprietários.
ContatoCadastrar empresa