Digite o produto, serviço ou empresa que procura na barra de pesquisa personalizada

O significado dos logotipos automotivos | Clique Automotivo

Sobre rodas

O significado dos logotipos automotivos

Junho 2011


diminuir letraaumentar letra

Alfa Romeo - O símbolo presta homenagem à cidade italiana de Milão, onde foi fundada. Do lado esquerdoalfa romeo logo possuía uma cruz vermelha que representava a heróica performance de Giovanni da Rho nas primeiras cruzadas do século 11. No lado direito possuía a imagem de uma serpente em homenagem a Ottone Visconti, fundador da tradicional família milanesa Visconti (idéia de um jovem designer do departamento técnico que reparou na serpente na torre de Filarete). Em 1915, Nicola Romeo comprou a empresa e seu sobrenome apareceu no logotipo da montadora italiana (no anel exterior).

Outra alteração ocorreu quando os famosos carros P2 de Grand Prix ganharam o primeiro campeonato do mundo em 1925, e o emblema foi enriquecido com um círculo prateado exterior em forma de coroa de louros. Em 1946, com a queda da monarquia na Itália o escudo da dinastia Savoy foi substituído por dois traços grossos. Em 1972, com a abertura da fábrica de Pomigliano no Sul, a palavra Milano desaparece, mantendo-se, contudo, a cruz e a serpente, os emblemas originais Milaneses. Esse é o logotipo é que hoje conhecemos.



Audi - As quatro argolas da marca representam a Auto Union, conglomerado alemão que reunia as fabricantes Audi, Horch, DKW e Wanderer. Os aros são entrelaçados justamente para simbolizar a união entre essas marcas. O nome Audi é tradução de Horch (hören: ouvir, em alemão).


audi logos audi logos 2


BMW - o logotipo circular da BMW é uma lembrança do produto original produzido pela empresa alemã: o avião. Lembra uma hélice em rotação vista de frente. Isto porque muitos aviões eram pintados com as cores das suas regiões e aqueles da “Bavarian Luftwaffe” estavam pintados de azul e branco, correspondendo às cores do Brasão da Baviera. Diz-se que um piloto viu a hélice com alternados segmentos de branco e azul, e daí surgiu a idéia para a concepção do logotipo.

bmw logos


Cadillac - se existe uma montadora de automóvel que virou sinônimo de carros grandes e limusines, essa marca é a Cadillac. A marca é uma homenagem a Antoine De La Mothe Cadillac, oficial do exército francês que fundou a cidade de Detroit. Durante toda sua história a Cadillac mudou bastante a imagem visual de seu logotipo, como pode ser visto na imagem abaixo:


caddilac logo


Chevrolet - O famoso logotipo da Chevrolet, conhecido como “bow tie” (gravata borboleta) apareceu pela primeira vez nos carros da montadora em 1914. Conta à lenda que a forma do logotipo foi vista por William Durant em 1908 num papel de parede em um hotel de Paris. Ele arrancou uma pequena amostra do papel e o guardou em sua carteira para um dia utilizá-lo. No final da década de 90 a Chevrollet começou uma renovação visual no famoso símbolo, que passou a adotar a cor dourada ao invés da tradicional azul.

chevrolet logo


 

 

Citroën - O símbolo da Citröen representa uma engrenagem helicoidal, invenção do próprio André Citroën, fundador da marca. As engrenagens helicoidais têm dentes em forma de “V”. O contato progressivo entre os dentes das engrenagens helicoidais proporciona um funcionamento muito mais suave e silencioso do que o das engrenagens de dentes retos.



engrenagem citroen
citroen logo


dodge cabritoDodge - O símbolo da Dodge é um carneiro montanhês. Ele foi criado pelo escultor Avard T. Fairbanks e adicionado em 1932 aos automóveis da Dodge como um ornamento do capô, simbolizando o estilo agressivo, força e robustez da marca. Na década de 60 a 80 o cabrito deixou de ser utilizado. O símbolo retornou em 1981 pelas mãos do executivo Lee Iacoca, fazendo inclusive parte do logotipo da empresa alguns anos depois. Somente em 1993, o cabrito montanhês começou a ser utilizado como logotipo para todos os seus veículos, exceto o Dodge Viper, que possuía como símbolo uma víbora. Depois de ser comprada pela Fiat, a Dodge, após passar por uma série de mudanças estruturais, apresentou em maio de 2010 sua nova identidade visual, que foi dividida em duas: automóveis e picapes.

No novo logotipo da Dodge (somente para a linha de automóveis) foram adotadas as faixas que as versões esportivas da linha SRT levam na carroceria. Nos veículos da marca o logotipo não terá as duas faixas diagonais em vermelho, que aparecerão apenas em publicidades da montadora. O “cabrito montanhês” não foi aposentado e passou a ser usado na divisão de caminhões e pick-ups pesadas que passou a ser chamada de RAM.


dodge novo logo


ferrariFerrari - O famoso símbolo da Ferrari é um cavalo negro empinado num fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari. O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião do Conde Francesco Baracca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. Ele queria o cavalo empinado em seus aviões porque o seu esquadrão, conhecido como “Battaglione Aviatori”, foi inscrito em um regimento da Cavalaria  e também porque ele mesmo tinha a reputação de melhor Cavaliere (cavaleiro) de sua equipe. Em 17 de junho de 1923, Enzo Ferrari ganhou uma corrida no circuito de Savio em Ravenna e lá conheceu a Condessa Paolina, mãe de Baracca. A Condessa sugeriu que ele usasse o cavalo em seus carros, pois traria boa sorte, mas a primeira corrida na qual a Alfa Romeo permitiu o uso do cavalo nos carros da escuderia ocorreriam somente onze anos depois, nas 24 Horas de Spa em 1932. Nessa ocasião, a Ferrari ganhou. Ferrari continuou com o cavalo negro como havia sido feito no avião de Baracca; contudo, ele adicionou um fundo amarelo porque era a cor símbolo de sua terra natal, Modena.



Fiat - os primeiros logotipos da montadora, assim como a maioria dos símbolos na época, eram cheios de detalhes e funcionavam mais como brasões. O primeiro deles foi criado pelo pintor Giovanni Carpanetto, a partir de um anúncio publicitário. Era o desenho de um pergaminho feito em latão, em estilo rococó, que traduzia os gostos da época.

fiat logos 1

Somente em 1925 a empresa lançou seu logotipo circular com a cor vermelha, no qual os adornos na moldura foram utilizados para celebrar a participação vitoriosa da FIAT nas primeiras corridas automobilísticas. Em 1929 foi introduzido um novo logotipo da marca, uma versão modernizada do utilizado na década de 20, moldura redonda com inscrição prateada. Em 1932 o logotipo adotou a forma retangular e após um ano ganhou o formato de escudo para se adaptar melhor as frentes dos novos modelos de carros. Esse símbolo permaneceu intacto por 36 anos, até o surgimento do famoso logotipo com 4 divisões no fundo azul. Esse logotipo começou a ser usado em 1968.

fiat logo 2

Para comemorar os 100 anos de história, a FIAT introduziu uma nova identidade visual em 1999 com as características do logotipo de 1925, mas substituindo o vermelho por azul. O logotipo atual da marca italiana foi introduzido em 2006, inspirado no logo da década de 60, com a volta da cor vermelha, além de possuir mais sombras e curvas sinuosas. Foi usado pela primeira vez no modelo Bravo na Europa. No Brasil, sua estréia se deu através do Punto e logo após no Siena.

fiat logos 3

Ford - a inspiração inicial da marca foi o movimento artístico decorrente na época, o Art Nouveau, com as mais modernas tendências em artes e design, e estava diretamente relacionado à tecnologia e ao uso de materiais como o ferro e o vidro em aplicações inéditas para a época. Os gráficos são rebuscados, com muitas curvas, caracteres trabalhados e ornamentação, exatamente como o primeiro logotipo da montadora, criado em 1903.

Em 1909, o logotipo passou por uma limpeza visual que removeu todos os adornos ao fundo e deixou apenas o nome da marca, com tipografia renovada — um rascunho do que ele viria a ser futuramente. Já seguindo os princípios básicos para uma logomarca funcional, há apenas o nome FORD, com adoção de uma fonte cursiva e clássica. Este foi trocado novamente em 1912, com tipografia mais finalizada e a volta do fundo. O logotipo ganhou a elipse ainda neste ano, sendo esta a última mudança drástica em sua estrutura.


ford logos

A tradicional cor azul foi adotada em 1927, e desde então, a marca sofreu poucas alterações em sua forma se relacionarmos com o atual, sendo as mais redundantes o achatamento e prolongamento da elipse que envolve o nome da marca e uma tipografia mais delicada. Em 1976, a marca apareceu com um ar metalizado e mais moderno. Em comemoração ao centenário da empresa, em 2003, o logotipo ganhou linhas mais nítidas e sombras para destacá-las e dar mais profundidade ao nome Ford.


Honda - Em 1946, Soichiro Honda fundou a Honda Instituto de Desenvolvimento Técnico, que, em dois anos, se transformaria na Honda Motor Company. A montadora possui vários logotipos que representam diferentes divisões dentro da empresa: o logotipo da divisão de produtos marítimos; o logotipo da divisão de produtos de força (Power Equipment); o logotipo da divisão de automóveis e o da divisão de motocicletas, que possui uma asa como símbolo da liberdade que o meio de transporte proporciona ao usuário.

honda carro
honda motos


Lamborghini - O fundador da marca italiana de carros esportivos, Ferruccio Lamborghini, além de ser do signo de touro, era fanático por touradas e resolveu por sua paixão como logotipo da Lamborghini.

lamborghini


Maserati - O famoso tridente representa o deus dos mares Netuno.  A Maserati é uma das marcas de automóveis mais exclusivas do mundo, produzindo automóveis esportivos luxuosos para poucos. Ao longo dos anos a identidade visual da Maserati passou por pequenas modificações, mas sempre manteve o tradicional “tridente” como símbolo principal.

maserati logo


Mazda - o nome da marca japonesa teve origem em Ahura Mazda, o mais importante Deus zoroástrico da razão, que concedeu sabedoria e uniu o homem, a natureza e os outros deuses. Seus primeiros logotipos, na década de 30, não tinham nenhuma padronização e mudavam constantemente. Em 1962 a marca introduziu um logotipo formado por uma M estilizado, coincidindo com o lançamento de seu primeiro automóvel. Somente em 1975 introduziu uma identidade visual corporativa padronizando sua comunicação, com o nome Mazda escrito em azul.

mazda logos 1

Na década de 90, a Mazda utilizou um símbolo como logotipo em seus automóveis: introduzido em 1991, ele representava a forma característica de asas, um sol e um círculo de luz. O tradicional símbolo com um M estilizado em forma de asas passou a fazer parte de seu logotipo em 1997. Ele representava a dedicação constante e o crescimento contínuo da marca, com as asas representando a visão de futuro da empresa.

mazda 2


mercedes benz logoMercedes-Benz - seus automóveis são o sonho de consumo da maioria dos mortais que habitam este planeta, um forte simbolismo representado pela grade do radiador com sua grande estrela prateada no centro. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler, apesar de ter aparecido pela primeira vez no ano de 1901 em um automóvel da marca. Foi inspirada em uma figura que ele havia desenhado em um cartão postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, pertencente ao logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém praticamente inalterada.



Mitsubishi - O nome da marca significa “três diamantes” em japonês: “Mitsu” (três); e “Bishi” (diamante). O logotipo atual da marca foi criado em 1985. -- simboliza o "domínio" sobre o ar, a terra e o mar, além de salientar a durabilidade de seus produtos. A empresa atua também em outros ramos da, como o de produtos eletrônicos.

mitsubishi


Peugeot - O logotipo da Peugeot sofreu inúmeras alterações no decorrer do tempo. O surgimento do tradicional Leão aconteceu em 1850. Em 1932,houve uma primeira modificação no grafismo do Leão. Quatro anos depois os automóveis ganham o escudo com cabeça de leão. Em 1939, as bicicletas passam a utilizar o Leão combatente. A partir do período de pós-guerra foi adotado o Leão símbolo da região de Franche-Comté que corresponde também ao Montbéliard, região de origem do clã Peugeot. Em 1980 uma nova modificação realça o estilo do leão com uma linha reforçada.



Peugeot


A penúltima identidade visual da Peugeot (Lion Plein) foi introduzida em 1998, e refletia a fidelidade e raízes da marca, com sentido de modernidade e coerência acompanhando a evolução de produtos.

Em 2002, o logotipo da Peugeot evoluiu a partir da marca do leão, agregando elementos para garantir maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação. Valorizou-se a imagem de uma empresa dinâmica, porém sem deixar de lado a tradição de um nome sempre ligado ao pioneirismo.

Em janeiro de 2010, a Peugeot anunciou sua nova identidade visual. O tradicional Leão também mudou. Criado pela equipe de designers da marca, o novo ícone é mais simples e mais dinâmico em termos de movimento, além de apresentar aspecto metalizado. O Leão se libertou da bandeira azul para, segundo a marca, melhor exprimir sua força. O tom de azul que simboliza a Peugeot se tornou mais profundo. O primeiro veículo a ostentar o novo logotipo da marca foi o Peugeot RCZ, lançado no mercado europeu no primeiro semestre de 2010. Quanto ao nome vem dos própios fundadores, Jean-Pierre e Jean-Frédéric Peugeot.

 

 

 

logo porschePorsche - seu logotipo deixa claro, a forte ligação da empresa com o estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, e em particular com a sua capital, Stuttgart. A cidade nasceu por volta do ano 900 como um haras, um “stuotgarten” do duque Liutolf da Suábia. No século 14 adotou o nome pela a qual conhecemos hoje, mas seus moradores (com um dos sotaques mais carregados do país) chamam-na de Schturgert. O cavalo negro ao centro do logotipo representa o brasão da cidade de Stuttgart, um símbolo perfeito para a imagem da marca. No logotipo, o brasão de Stuttgart está posicionado sobre o brasão de Baden-Württemberg, reforçando ainda mais os laços que unem a empresa a esta região da Alemanha.



RenaultRenault - o primeiro logotipo da Renault surge em 1900 e era composto por dois “R”, em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa. O logotipo atual consiste num losango, similar ao formato de um diamante. Ele foi adotado em 1925 para sugerir sofisticação e prestígio. O logotipo moderno da Renault em forma de losango foi criado em 1972 por Victor Vasarely, para simbolizar o prestígio e a sofisticação dos veículos da marca. Desde então, sofreu algumas mudanças em seu visual. Veja abaixo a evolução das marcas ao longo dos tempos:


Renault1

Renault 2


SsangYong - o símbolo da SsangYong representa os dragões gêmeos da mitologia coreana, que representam a força, realeza e poder.

SsangYong


Toyota logo

Toyota - Em 2 de outubro de 1990 a empresa apresentou ao mundo o novo símbolo da marca Toyota. Este emblema simboliza as características avançadas e a confiabilidade do produto e, hoje em dia, é utilizado em todos os novos modelos da montadora. O desenho consiste em 3 elipses entrelaçadas. Em termos geométricos, uma elipse possui dois pontos centrais: um deles representa o coração dos clientes e o outro o coração do produto. A elipse maior unifica os dois corações.

A combinação das elipses vertical e horizontal simboliza o “T” de Toyota. O espaço do fundo representa o contínuo avanço do desenvolvimento tecnológico da Toyota e as ilimitadas oportunidades à nossa frente.

Seus carros são objeto de desejo de milhares de consumidores em todo o mundo, não por acaso, a Toyota tem um alto índice de fidelização de clientes.



Subaru - o nome da marca tem o mesmo nome de uma estrela da constelação de Taurus (Touro). Seis das estrelas dessa constelação são visíveis a olho nu (e estão representadas no logotipo da marca), e cerca de 250 só podem ser vistas com o uso de telescópio. No Oeste, essa estrela é chamada Plêiades, na China, Mao, e no Japão, Subaru (que também significa “decidir em grupo”). Certamente, esse é um dos astros mais amados pelos japoneses dos tempos antigos. Recentemente o logotipo da marca sofreu uma modernização: o símbolo assumiu definitivamente a cor azul e ganhou efeitos de 3D.

Subaru logo

Volkswagwen - um dos logotipos mais famosos do mundo, foi registrado como marca em outubro de 1948 no Departamento Alemão de Patentes em Munique. e, desde então, tem sido usado em diferentes variantes. Já foi levemente modificado, preto no branco, mais tarde azul no branco ou branco no preto ou azul. No ano de 2000 foi feita uma adaptação tridimensional, estando alinhado com os mais altos padrões da marca, sem perder sua familiaridade. A marca é composta das letras V de Volks, povo e W de wagen, carro (carro do povo) usando um estilo gráfico bastante típico da época.

logo Volkswagwen

Volvo - significa "eu rodo" em latim. A polêmica marca da VOLVO, por mais estranho que pareça, não faz referência ao símbolo do gênero masculino, figura criada a partir de uma antiga representação do Deus romano Marte, como reclamam movimentos feministas mundo afora. A marca produz os carros mais seguros do planeta foi pioneira na invenção do cinto de segurança de três pontas e dos amortecedores individuais, que dão mais estabilidade ao veículo.

volvo

 

Veja também:

Sinta a verdadeira emoção de pilotar um Fórmula 1 com o melhor simulador de corridas do mundo.

Entre na incrível fábrica transparente da Volkswagen e veja detalhes de sua produção.

 

Fonte: Mundo das Marcas




© 2011 - 2014, cliqueautomotivo.com.br
Todas as marcas que aparecem neste site pertencem a seus respectivos proprietários.
ContatoCadastrar empresa